por Milton Assumpção em  11/12/2012  às 15h20

É o natal dos tablets e e-readers !

É o que estão dizendo Amazon , Livraria Cultura, FNAC e outros mais.

Cultura colocou o Kobo em destaque em suas lojas.

O Kindle está chegando.

Várias lojas de departamentos vão oferecer tablets a preços e prazos atrativos.

Todo cenário está montado. Google e Amazon acabaram de abrir suas lojas virtuais com e-books brasileiros.

Várias e importantes Editoras fecharam com a Amazon, que a principio deu mais importância, logicamente aos grandes. Os pequenos serão incorporados aos poucos. Google já estava negociando há mais de dois anos. Cultura e Saraiva já tem hospedados em suas .com a maioria dos títulos disponíveis atualmente.

Até Novembro as vendas foram muito pequenas, ainda traço, apesar de alguns editores estarem anunciando 2% a 5% do seu negócio. Tem editor falando até em 10%.

Multiplica por 2 e divide por 8 !

Estamos vivendo então um momento importante de definição. O problema do e-book pegar não é a disponibilidade dos textos em arquivo eletrônico, visto que já estavam disponíveis na Saraiva e Cultura há um bom tempo. É sim a base instalada de leitores eletrônicos.

Proporcionalmente o numero de pessoas que compraram e-readers é muito pequeno. Lembre-se que no meio do ano Gato Sabido e Positivo fecharam a produção de seus.

E quem comprou tablets como o iPad, poucos usam para ler livros.

Alem de uma boa base instalada , o preço a ser cobrado pelos e-books será “chave” no negócio.

Amazon está anunciando livros a preços muito especiais ! Que livros serão estes? Os mesmos que são vendidos em lojas de saldos? Livros de rotatividade baixa nas editoras? Ou serão livros atuais, best selllers com preços especiais como atração? Pode ser uma maneira de estimular a compra do Kindle e criar o hábito.

O leitor compra um e-reader e como os livros estão baratos , acaba comprando vários.

O mesmo pode suceder com o Kobo.

Folha de São Paulo publicou esta semana uma pesquisa mostrando que os preços estão na ordem de 60% a 80% do catálogo de livros de papel.

Do outro lado a ANL- Associação Nacional das Livrarias, está se mexendo para que o preço do e-book seja no máximo 70% do valor do preço de capa.

Saraiva está incentivando os leitores para que comprem os livros em suas lojas com o mesmo desconto e condições dos site.
O grande desafio das livrarias é não incentivar a criação de Frankensteins.

Como editor eu prefiro que o leitor visite e compre livros na livraria. Êle acaba ficando estimulado e pode comprar vários. A venda eletrônica, na maioria das vezes é isolada.

Todos os nossos livros de autores nacionais já estão disponíveis em e-books, há algum tempo, na Saraiva e Cultura, com vendas ainda muito pequenas.

Vamos estar atentos ao resultado das vendas deste Natal dos tablets e e-readers. Êle pode ser uma referência estratégica para o mercado editorial.

Eu ainda, old fashion que sou, estou levando para praia cinco livros do velho e bom papel.
 

Minha sugestão de leitura é o livro ECONOMIA CRIATIVA - Como Ganhar Dinheiro com Ideias Criativas,  de John Howkins. Recentemente a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios publicou uma matéria de capa COMO GANHAR DINHEIRO COM MODA, GAMES, DESIGNS, BLOGS, MÚSICA, CINEMA, GASTRONOMIA.... utilizando o livro como referência.
 comentar (0)    enviar para um amigo      imprimir     permalink          O que é RSS ?
   ler posts anteriores   
  
 

Blog via e-mail
Receba o conteúdo do Blog do Milton em seu e-mail

Categorias
• Uvas e Vinhos
• História
• Marketing
• Sustentabilidade
• Liderança
• Negócios
• Interesse Geral
  

Arquivo Anual
Posts são exibidos do fim para o começo de cada ano:
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010

  
Nós Lemos

Blog do Madia
Blog do Galeno
                       

 


Copyright © 2010 - 2017
    www.blogdomilton.com.br    Tel.(11) 3645-0409   Fax.(11) 3832-0335   ou   envie seu e-mail
 

powered by iBUSCAS Internet Buscas Company

O que são feeds?
O termo "feed" vem do verbo em inglês "alimentar". Se você tiver instalado um programa conhecido como "feed reader", "leitor de feeds"  ou "agregador de conteúdo", toda vez que o conteúdo deste blog for atualizado você receberá uma notificação instantânea.

O que é RSS?
O formato RSS 2.0 significa "Really Simple Syndication", é um padrão de arquivo XML que contém dados agrupados por categorias ou "tags" específicas. É amplamente utilizado pela blogosfera e sites de notícias para compartilhar as suas últimas novidades.